quarta-feira, 15 de maio de 2013


Um pouco sobre Tales de Mileto;

·       *  Nasceu: Em Mileto, antiga colônia grega na Ásia menor, onde hoje fica a Turquia por volta de 624/ 625 A.C morreu aproximadamente em 556 ou 558 A.C.

·        * Foi um dos sete sábios da antiga Grécia, a lista não permaneceu sempre a mesma, mas a que teve maior ênfase no tempo de Platão foi a que ele estava incluso juntamente com; Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas e Quílon de Esparta.

·        *Fundador da escola Jônica, (usando o termo “escola” apenas para expressar de que se tratava na época, um local onde se reunia para tratar de questões filosóficas), entretanto, não se pode dizer uma linha certa de filosofia que seguiu, pois outros filósofos participaram da mesma, como por exemplo, Anaximandro e Anaxímenes e cada um pensava sua filosofia de forma diferente.

·        * Anaximandro e Anaxímenes foram seus discípulos.



Sites onde foram feitas as pesquisas:







Um comentário:

  1. Para a área da matemática, o famoso teorema de Tales se encontra ultrapassado, até mesmo para a física com a crítica de Stephen Hawking, pareceria que é totalmente desnecessário o estudo biográfico desse autor. Porém, após a os descobrimentos darwinistas e lamarckistas como exemplo a teoria da seleção natural, mostra-se que o homem aparentemente não possui controle sobre a sua própria evolução. Graças a esses descobrimentos os cientistas tentaram buscar a origem do universo, assim como os filósofos pré-socráticos, tendo como pioneiro o grandíssimo filósofo Tales de Mileto que tentou diferenciar o conhecimento mítico do conhecimento racional, o que lembraria a famosa disputa da nossa época entre ciência e fé. Tales chega a famosa conclusão de que "Tudo é água", porém, chega a essa ideia muito antes de alguns cientistas afirmarem que tudo veio da água, e que os peixes e animais marinhos evoluíram e dai se formaram répteis e aves. É importante assinalar que quem afirmou que a vida vinha da água, não valorizou quem foi o primeiro que afirmou isso. Na minha opinião, o grande feito de Tales, é ser o filósofo mais antigo, ser contrariado por diversos sistemas e no final, acabar continuando vivo até hoje, tendo uma pitada de certeza, no seu pensamento. :D

    ResponderExcluir